Blog

O QUE É E COMO FUNCIONA A VISTORIA PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEIS?

01 de Novembro de 2021

Ao fechar um contrato de locação, é imprescindível que o proprietário entregue o imóvel nas melhores condições possíveis. Da mesma forma, ao final do contrato, é dever do inquilino devolver o imóvel no mesmo estado de quando recebeu as chaves. Ambas atividades devem ser acompanhadas por um profissional da área e a pessoa responsável pela análise do local, fazendo uma vistoria.

Nas situações de aluguel e em processos de compra e venda, a vistoria é de suma importância. Isso porque, por meio desta avaliação do imóvel, é possível encontrar eventuais problemas que poderiam passar despercebidos por ambas as partes. Por isso, a vistoria se torna uma ferramenta eficaz para prevenção.

Devido a importância desse procedimento, separamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber, para realizar uma vistoria de maneira correta e eficiente!

O QUE É A VISTORIA DE IMÓVEIS?
A vistoria de imóveis é uma avaliação feita com a intenção de identificar possíveis problemas na infraestrutura do imóvel. Esse procedimento deve ser feito no recebimento e na devolução das chaves, e é mais frequente em contratos de locação. Mas também é comum e recomendável fazer vistorias periodicamente.
Ao realizar a vistoria em uma negociação, você estará garantindo as condições de ocupação ao locatário e a preservação do valor do imóvel. Assim serão evitadas eventuais despesas e complicações entre locador e inquilino. Todo o processo é acordado em documento e anexado ao contrato de locação, por meio de um Laudo de Vistoria.

O LAUDO DE VISTORIA
É o documento em que são descritadas todas as informações relevantes sobre o imóvel e seu estado de conservação. Ou seja, indica o que precisa consertar, defeitos, nível de conservação, entre outros detalhes. Por isso, ele permite negociar o reparo dos pontos avaliados.
Devido a importância desse documento, separamos uma lista do que deve-se levar no momento da avaliação do imóvel, para agilizar o procedimento:

- uma trena ou fita métrica para certificar-se das dimensões do imóvel;
- a sua câmera para registro das condições do imóvel;
- se tiver, uma chave teste para verificar o funcionamento das tomadas;
- uma lâmpada para averiguar o funcionamento dos bocais;
- um aparelho elétrico para testar os sistemas de energia;
- por fim, leve uma caneta e um bloco de anotações, e anote tudo.

COMO FUNCIONA?
A vistoria é uma análise infraestrutural, visando o bom funcionamento do imóvel, antes e depois do uso do inquilino.
A vistoria de imóveis deve ser feita por um vistoriador, mas, em alguns casos, essa função pode ser assumida pelo corretor.
O vistoriador ou corretor responsável pela análise do imóvel, será encarregado de preencher o Laudo de Vistoria. No documento deverão constar informações como:

- dimensões do imóvel;
- condições dos itens de maior utilização — torneiras, pias, - entre outros;
- vazamentos e infiltrações;
- condições da mobília;
- instalação elétrica;
- instalação hidráulica;
- pintura e revestimentos;
- rachaduras;
- pisos e forros;
- janelas e portas;
- nivelamento.

O documento preenchido deve ser anexado ao contrato de locação e assinado por todas as partes. É recomendado que o processo seja feito com a presença de todos os envolvidos no contrato, para evitar possíveis discordâncias.

Uma dica é contar com um checklist para otimizar a vistoria do imóvel e garantir que tudo seja observado.


Compartilhe este material